#ANÁLISELINGUÍSTIC@: O ENSINO REFLEXIVO SOBRE O TEXTO MULTISSEMIÓTICO
| Autores: Eliana Maria Severino Donaio Ruiz (UEL - Universidade Estadual de Londrina) |
Resumo: Tendo em vista a forte presença das tecnologias digitais nas práticas de comunicação típicas da contemporaneidade e o impacto da multimodalidade na produção de sentidos, dada a atuação conjunta de diferentes linguagens, tornam-se pertinentes estudos que se proponham a revisões de ordens várias no âmbito do ensino formal da língua portuguesa. Este trabalho é, pois, uma tentativa de contribuir com as práticas escolares de multiletramentos na cibercultura. A partir das demandas interpretativas postas pela conjugação das diferentes semioses articuladas em um meme, pretendemos rediscutir, sob o enfoque da leitura, o ensino reflexivo do português como língua materna a que se tem chamado análise linguística (GERALDI, 1984). Se, em sua origem, o termo fazia referência a uma determinada prática de ensino da língua e, ao longo do tempo, foi adquirindo conotações, devido ao alcance das reflexões teórico-metodológicas acadêmicas a ele relacionadas – em função de o ensino reflexivo ter-se tornado um eixo de ensino de língua materna na educação básica brasileira –, hoje, parece-nos possível indagar acerca de seu estatuto diante do cenário multissemiótico que se nos apresenta. Para tanto, tomam-se como base contribuições teóricas advindas de vários campos: reflexões acerca do contexto pós-moderno contemporâneo, a teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso, trabalhos que se voltam à didatização escolar dos gêneros discursivos, pesquisas acerca dos multiletramentos e ensaios de pesquisadores que discutem questões teórico-metodológicas relativas à análise linguística.
|
|