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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS, SEQUÊNCIAS, PLANOS DE TEXTO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: LIMITES E PERSPECTIVAS DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE ESCRITA PROFICIENTE NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ

Autores:
Tatiana da Conceição Gonçalves (PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo )

Resumo:

Este trabalho propunha um estudo que circunscreve uma proposta de ensino para a produção escrita proficiente nas aulas de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Amapá (IFAP), por intermédio de um trabalho sustentado na organização de planos de textos, tendo em vista a leitura e análise de variados gêneros textuais (Objeto de Aprendizagem) e o consequente conhecimento acerca da estrutura (Planos de Texto/Sequências Textuais). Desse modo, essa estratégia pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto de dizer dos alunos, considerando-se os pressupostos teóricos delineados pela pesquisa em processo, instituída, a princípio, por referências iniciais, fundamentada em obras pautadas na proposição e exemplificação de métodos de ensino com práticas de leitura e de produção escrita, dos autores, a saber: ANTUNES, Irandé( 2010,2017); BEZERRA, Paulo (2016); DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício (2010); KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda M. (2009); MARQUESI, Sueli Cristina (2017); PASSARELLI, Lilian Ghiuro (2012); SANTOS, Leonor Werneck; RICHE, Rosa Cuba; TEIXEIRA, Claudia Souza (2015). Nesse sentido, pela análise das propostas explicitadas por esse referencial teórico, constatou-se que é possível efetivar ações e aplicar estratégias de ensino que facilitem uma boa desenvoltura da competência textual dos estudantes, que poderá trazer como resultado uma produção escrita proficiente. Para tanto, a fim de que se atinja esse propósito, tendo como base um repensar acerca do método de ensino de Língua Portuguesa instituído, serão necessários um aprimoramento e uma adequação das técnicas sugeridas por tais obras para a realidade do IFAP, ou mesmo, a aplicação de uma proposta complementar de produção textual. Com efeito, caberá aos professores de Língua Portuguesa do IFAP o empreendimento de ações individuais e/ou coletivas, interdisciplinares ou não, que implementem meios para instigar e motivar a produção de texto discente, com o intuito de alcançar, progressivamente, a proficiência.


Agência de fomento:
CNPQ