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| LETRAMENTO EM GÊNEROS ACADÊMICOS ATRAVÉS DA PRÁTICA DE COMPOSIÇÃO DE PERIÓDICO CIENTÍFICO POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO | Autores: Caio de Mello Mocelin (IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) ; Francielle Oliveira de Vargas da Silva (IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) ; Tânia Jurema Flores da Rosa Aiub (IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) |
Resumo: A compreensão de letramento de alunos de graduação passa pela necessidade de expressão oral e escrita de saberes produzidos na academia e, sobretudo, pelo reconhecimento de que a prática do pensamento científico deve ser fomentada diariamente em sala de aula. Ademais, tal prática deve ser qualitativa ao evidenciar o caráter social das ações institucionais de pesquisa e extensão, ultrapassando um viés de pura reprodução de teorias. Para tanto, o conceito de letramento é levantado, no contexto deste trabalho, a partir das concepções de Barton (1994) e Gee (2000) os quais abordam a perspectiva da escrita e da leitura na academia do ponto de vista da prática social, o que nos conduz à relação entre a produção linguística e a prática de construção de saberes relacionados às condições de produção de conhecimento na graduação. Outrossim, com o intuito de aproximação, de familiarização dos estudantes de graduação com a leitura e a escrita científicas e, escapando à prática comum de ensino e aprendizagem de língua materna materializada em aulas de Produção Textual e Português Instrumental, produziu-se, junto aos graduandos em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Viamão, um projeto de constituição de periódico científico com gestão dos mesmos. A Revista ECOG (Estudos Contemporâneos em Gestão Ambiental) é produto do engajamento dos alunos na difusão e amplificação da linguagem acadêmica com suas especificidades no que concerne aos gêneros e discursos específicos da academia, sobretudo, no que tange ao desenvolvimento do pensamento científico e a sua materialização em textualidades orais e escritas de qualidade, comprometidas com a iniciação científica como prática social.
Agência de fomento: IFRS |
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