(Re) construindo imagens da minha escola: práticas de leitura/escrita com alunos do 8°ano numa perspectiva ideológica de letramento | Autores: Eliane Maria Cavalcante Magalhães (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) |
Resumo: Esta pesquisa, em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRASUFAL), sob a orientação da Profa. Dra. Andréa da Silva Pereira, discute propostas de letramento no contexto de uma Escola Pública no Município de Girau do Ponciano. O trabalho de campo, em sua fase metodológica inicial de exploração, revelou no discurso tanto do professor da classe como no dos alunos a circulação de valorações depreciativas sobre a escola. A presença dessas valorações pode interferir negativamente no processo pedagógico de leitura e escrita. Dessa forma, recorrendo a um aparato teórico sobre os estudos de Street (2014), Terzi (2007) e Rojo (2009) sobre letramentos em uma perspectiva discursiva, em complementariedade com uma abordagem metodológica da etnografia do contexto escolar, tal como propõem André (2012), Fritzen (2012) e Rojo (2009), foi estabelecido como objetivo geral levar os alunos do oitavo ano da escola José de Messias Barros a se perceberem como sujeitos livres a terem contato com as suas imagens sobre a escola, apresentando-lhes diferentes formas de ação e interação pelas linguagens, incluindo as que envolvem o letramento digital, onde essas representações podem ser circuladas. Os objetivos específicos estabelecidos foram: aproximar os alunos do seu contexto escolar cotidiano; entender que a escola faz parte da comunidade; aproximar a língua dos alunos-sujeitos; abrir espaço para o uso da multimodalidade como ponte para a escrita; fazer uso da natureza ideológica da linguagem. A intervenção se dá através da abordagem do tipo etnográfica organizada em duas etapas – exploratória e de aplicação. Os resultados parciais da primeira mostram que os discentes têm se familiarizado com suas representações da escola e vêm buscando formas de apresentar a imagem que têm dela, utilizando a língua de forma mais dinâmica. Percebe-se ainda que as reflexões sobre a escola encaminham-nos a uma nova relação com a escola.
Agência de fomento: CAPES |
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