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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Semana C&T: ação institucional de divulgação científica

Autores:
Leila Marli de Lima Caeiro (CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

Resumo:

O objetivo deste trabalho é tecer uma análise discursiva acerca das políticas de divulgação científica dentro de uma instituição pública de ensino. Como corpus da pesquisa estão as 14 edições da Semana de Ciência e Tecnologia organizadas no CEFET-MG. O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e acontece simultaneamente em diversas instituições no país inteiro. Entendemos que a divulgação científica é uma atividade que tem ganhado relevância na sociedade atual devido à necessidade em informar ao público não especializado das pesquisas feitas na academia, e ao mesmo tempo permitir que esse público participe mais no processo de construção de uma sociedade mais inclusiva a partir do conhecimento. Este trabalho vai ao encontro dessa necessidade em compreender como a divulgação da ciência pode ser feita visando atingir diferentes públicos. E é nesse sentido que se pretende, por meio da Análise do Discurso (AD) francesa, mais especificamente, a Teoria Semioliguística, traçar um panorama da produção da científica dos alunos do Ensino Técnico, da Graduação e da Pós-Graduação. Esse espaço e tempo dedicado à mostra dos trabalhos desenvolvidos dentro da Instituição podem ser ampliados e abertos para o público não especializado, sendo, portanto, necessário adequar as linguagens aos diferentes públicos. Isso significa incluir, ainda, a formação de divulgadores de ciência como parte inerente à própria iniciação científica com os alunos da pesquisa e também com seus orientadores para que possam mostrar suas descobertas para a comunidade visitante.