DISCURSOS SOBRE AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS: CONSTITUIÇÃO, ESTRUTURA E RAMIFICAÇÕES | Autores: Adriana Santos Batista (UFBA - Universidade Federal da Bahia) |
Resumo: Nesta apresentação, pretende-se apresentar as etapas iniciais do projeto que tem como principal objetivo analisar os modos por meio dos quais os discursos sobre avaliações educacionais constituem-se, problematizando, linguística e discursivamente, como eles se estruturam e se ramificam. O corpus tem se constituído por textos dos âmbitos acadêmico e jornalístico, publicados nos últimos dez anos, que têm como foco, principalmente, os resultados de avaliações externas, bem como textos que circulam no interior da escola, tanto institucionais, como produzidos por alunos, em que se percebem tentativas de ensinar aspectos relacionados às avaliações. Como referencial teórico para as análises, são mobilizados estudos pertencentes, principalmente, à Análise do Discurso e a diferentes correntes acerca da enunciação; os conceitos basilares mobilizados são dialogismo (BAKHTIN, 1997; BAKHTIN (VOLOCHÍNOV) 2010), heterogeneidade enunciativa e discurso relatado (AUTHIER-REVUZ, 1990, 1999, 2004), interdiscurso (PÊCHEUX, 1993), locutor (DUCROT, 1987); além disso, tem sido tomada como base a discussão sobre arranjos de vozes em textos jornalísticos (BATISTA, 2016). Por meio da análise do corpus, pretende-se: a) verificar os locutores e vozes presentes; b) observar de que modo se efetuam arranjos com as vozes mobilizadas; c) examinar as relações interdiscursivas e dialógicas estabelecidas entre o texto e os demais elementos presentes no suporte em que foi publicado; d) constituir um banco de dados sobre avaliações educacionais; e) analisar, com foco na heterogeneidade enunciativa, em que medida textos acadêmicos e escolares discutem e/ou repercutem a cobertura midiática sobre as avaliações.
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