Esta pesquisa integra o Programa de Mestrado Profissional (PROFLETRAS) e propõe analisar o ensino de produção escrita por meio dos gêneros discursivos, estimulando a produção discursiva de variados gêneros para desenvolver com os alunos o aprimoramento do uso da escrita em diferentes situações de interação verbal, baseando-se na perspectiva discursiva da linguagem e nos estudos sobre os gêneros do discurso de Bakhtin e seu círculo, nos novos estudos do letramento de Gee (2004), Scribner & Cole (2004) e Street (2004, 2014) e na abordagem discursiva para o ensino da produção textual nas aulas de Língua Portuguesa. A metodologia de pesquisa reune as perspectivas da pesquisa-ação (como uma proposta de transformação da prática docente com o objetivo de promover uma mudança no processo de ensino-aprendizagem dos alunos) e da autoetnografia (como forma de posicionamento autoreflexivo sobre o papel duplo de professora e pesquisador de sua própria prática docente, objetivando construir uma identidade subjetiva emancipatória). A ação proposta é a elaboração de uma revista com a turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Gastão Dias de Oliveira, pertencente à rede pública de ensino do município de Itaboraí, para que, por meio do contato com gêneros discursivos variados, os alunos tenham a oportunidade de observar os diferentes usos e convenções linguísticas mais ou menos prototípicos de cada gênero e, assim, compreender que a língua está sujeita a normas que atuam de modo centrípeto e centrífugo (BAKHTIN, 1993). Introduz-se aí o professor como agente responsável para compreender com os alunos como essas forças estão integradas ao letramento escolar e como podem ser aprendidas por eles em tensão/diálogo com os letramentos não escolares (WILSON & ARAÚJO, 2015). No momento, a pesquisa ainda está em andamento, por este motivo ainda não há resultados analisados.
Palavras-chaves: gêneros discursivos, ensino da escrita, produção textual.