COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E A REDAÇÃO OFICIAL: UM PLANO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS | Autores: Maria Marlene Rodrigues da Silva (UNB - Universidade de Brasília) ; Fabiana Rodrigues de Araújo (UNB - Universidade de Brasília) |
Resumo: Apresentamos um trabalho com os gêneros oficiais no âmbito da formação continuada, considerando as suas contribuições para o pleno desenvolvimento da competência comunicativa dos servidores da Universidade de Brasília-UnB, uma vez que se refere diretamente à sua capacidade de produzir e compreender textos nas mais diversas situações de comunicação com as quais lidam cotidianamente quer no ambiente de trabalho, quer na vida social. Entende-se, assim que o trabalho com os gêneros textuais na formação continuada em serviço contempla uma dinâmica que envolve tanto a escrita quanto a oralidade, na produção e na recepção dos diversos tipos de textos que circulam no ambiente universitários nas mais diversas situações comunicativas Neste trabalho colocamos o foco na escrita de textos do gênero oficial como os memorandos, ofícios, atas de reunião, despachos, requerimentos, entre outros sobre o qual se debruçam os servidores públicos. Apresentamos os resultados do trabalho realizado apoiando-nos nos estudos de Marcuschi (2002), Schenewly (2001), Bortoni-Ricardo (2004) e Dell Hymes (1972), a partir dos quais analisamos os níveis de letramento com a aplicação de uma oficina propondo a montagem de um Ofício e de um Memorando no estilo “recorte-colagem”, para que os servidores levantassem questionamentos e descrevessem as suas dificuldades em relação às produções textuais desenvolvidas no seu cotidiano. Os resultados demonstram a necessidade de um plano de formação continuada para os servidores, posto que ainda se sentem inseguros diante da demanda de produção de textos oficiais em suas rotinas de trabalho.
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