O LOBO NA LITERATURA INFANTIL: Algumas reflexões sobre a des(construção) da figura do lobo mau nas narrativas infantis.
Soraya de Souza de Oliveira[1]
RESUMO
O presente estudo é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina Tópicos Especiais em Cultura e Literatura no programa de Pós-graduação em Letras, na Universidade Federal da Paraíba. Apresenta uma reflexão sobre o processo de construção da imagem do lobo “mau” disseminado nas histórias infantis, desde as fábulas de Lá Fontaine do século XVII até os contos de Joseph Jacobs e dos Irmãos Grimm do século XIX, correlacionado as transformações ocorridas em cada época com as transmutações das imagens/arquétipos do lobo. Tem como objetivo compreender o processo de humanização da figura do lobo na literatura infantil, bem como a desconstrução da imagem maléfica da personagem nas narrações infantis contemporâneas. Para tanto, seguimos uma investigação bibliográfica histórico-comparativa, sob a luz de Nelly Novaes Coelho e Jacques Derrida, explorando algumas narrativas infantis contemporâneas, com o intuito de promover um diálogo entre a construção e a desconstrução do lobo “mau”. Muito embora, a pesquisa ainda não esteja concluída, já é possível observar nas reflexões iniciais, mesmo que prematuramente, muitas versões que envolvem a desconstrução da imagem do lobo mau no cenário atual da literatura infantil. Fato que nos indica que essa emergente transmutação da concepção do modelo dos vários lobos criados nas narrativas infantis imprime as transformações políticas sociais e culturais vivenciadas nas diversas sociedades humanas contemporâneas, principalmente no que se refere à educação da criança e à educação ambiental sob o signo do emergente conceito do politicamente correto.
Palavras-chaves: Literatura Infantil, Narração Infantil, Desconstrução, Arquétipos nos Contos Infantis.
[1] Mestra em Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba