Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Memórias de professores(as) e formação de leitores(as): diálogos interdisciplinares

Autores:
Gislene Pires de Camargos Ferreira (UFT - Universidade Federal do Tocantins)

Resumo:

Esta apresentação é um recorte de nossa tese em andamento como pesquisa vinculada ao Gesto – Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins. Trata-se de uma pesquisa de cunho interdisciplinar que põe em diálogo o letramento literário, o ensino e a semiótica discursiva para analisar relatos de histórias de vida e de formação de professores(as). Os dados foram gerados em entrevistas semiestruturadas com nove docentes que atuam na educação básica da rede pública do Estado do Tocantins, nas quais emergem suas memórias de leitores(as). Objetivamos relacionar as histórias de vida desses leitores(as) com o universo escolar. Nesse sentido, nossa pesquisa busca compreender como se dá o complexo processo das memórias e sua influência na formação de leitores(as). Assim sendo, é importante mencionar que a formação de leitores(as) perpassa a família, a escola e comunidade, ou seja, tal formação é complexa e multifacetada, a exemplo do sujeito leitor, que se desenvolve sob a ordem e o caos. Assim sendo, abarca o ser humano em sua totalidade, sendo imprescindível levar em conta o inteligível e o sensível, o individual e o coletivo, uma vez que as histórias de leituras se confundem com a própria vida, desenhando novos itinerários e forjando novos caminhos rumo a uma formação humana mais sensível e humanizadora.


Agência de fomento:
UFT