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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Cinema e Ensino: Uma proposta de unidade didática para o ensino de Português escrito para surdos

Autores:
Rebecca Gadelha (UNB - Universidade de Brasília) ; Lavinia Santos Cardoso (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo:

O trabalho tem como objeto de estudo a criação de uma unidade didática de Português escrito para surdos do nível Intermediário I, com a temática "Cinema", a fim de contribuir para o crescimento da área de material didático específico para esse público, seguindo os objetivos de: i) aprimorar as habilidades de leitura e escrita de alunos surdos acerca do uso dos verbos "olhar", "ver", "assistir" e "observar" no pretérito perfeito; ii) ampliar o léxico dos alunos, a partir do campo lexical “cinema"; iii) sistematizar a forma de uso no Português escrito de preposições com os verbos “olhar”, "ver", "assistir" e "observar". Na metodologia foram utilizados: i) legislação sobre a inclusão de alunos surdos no ensino regular; ii) textos sobre o ensino de Português para surdos; iii) teste aplicado a cinco alunos surdos da Universidade de Brasília (UnB). Como resultado, foi criada a unidade didática "Luz, Câmera e Ação!", que se destina ao ensino de Português escrito para surdos. Entendendo que o cinema tem como papel socializar os indivíduos por meio da sua análise dos fenômenos sociais, o tema escolhido para direcionar a unidade  foi "cinema" e os verbos escolhidos para compor a parte gramatical foram “olhar”, “ver”, “observar” e “assistir”. Conclui-se que é preciso que exista incentivo para a produção de materiais didáticos adequados destinados ao público surdo e que a criação de um material didático é um processo trabalhoso, pois exige estudo e empenho da parte dos pesquisadores.