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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Formação e práticas do professor de Língua Portuguesa: o potencial das redes sociais virtuais como interface no ensino de LP

Autores:
Carla Bianca Chagas (FTC - Faculdade da Cidade)

Resumo:

As redes sociais estão presentes em todos os segmentos de nossas vidas. Na unidade escolar ela se configura como uma ferramenta de ensino relevante que pode ser utilizada em todas as áreas do conhecimento. Com base nos conceitos de Moran, Marcuschi et alii,  entende-se que o uso de tecnologia, em especial das redes sociais nas escolas são possíveis e necessárias, por permitirem  que o processo de ensino-aprendizado contribua para a autonomia do aluno e funcione como uma ferramenta didático-pedagógica no ensino de Língua Portuguesa. Este trabalho propõe-se por meio da revisão bibliográfica do assunto e pesquisa qualitativa, de caráter exploratório,  apontar o rumo do ensino da Língua Portuguesa e sua potencialidade através das redes sociais nos processos de interação, leitura e produção textual, observando a relação de interação professor/aluno e o processo de ensino-aprendizagem, por meio de uma investigação de caráter preliminar baseado num levantamento prévio de dados obtidos  dos trabalhos publicados nos Anais de Simpósios que abordem Hipertexto, Tecnologias e Educação, visto que se trata de eventos acadêmico-cultural. Foram selecionados  doze  trabalhos das edições entre 2010 e 2017 que convergem para o uso da rede social no ensino da Língua Portuguesa. Diante dessa observação, surgiu o tema Formação e práticas do professor de Língua Portuguesa: o  potencial das redes sociais virtuais como interface no ensino de LP e,  a análise desses trabalhos revelou que a escola precisa investir na lógica virtualizante, por meio de uma metodologia híbrida que desenvolva competências e habilidades, não somente nos alunos, mas principalmente nos professores, empreendendo em novas práxis através da formação do educador que reconfigurem o contexto de ensino-aprendizado, com práticas que façam sentido para alguém que não aprenda somente dentro da escola, pois o conteúdo também está acessível fora da unidade escolar em prol de uma emancipação social, cultural e educacional.