Leitura de textos sincréticos no Ensino Médio: contribuições semióticas | Autores: Oriana de Nadai Fulaneti (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) |
Resumo: A presente comunicação consiste no relato e nas reflexões acerca da experiência de um Projeto de Extensão Universitária realizado com alunos do ensino médio de três escolas estaduais do município de João Pessoa. Considera-se a extensão universitária um importante espaço de diálogo em uma via de mão dupla no qual, por um lado, a Universidade oferece serviços e produtos que auxiliam na busca de solução para os problemas e necessidades da comunidade e, por outro, a comunidade aponta para a Universidade as novas tendências, comportamentos e realidades que necessitam de investigação e reflexão. Nessa perspectiva, tomando como base teórica a Semiótica Francesa, mais especificamente os estudos de Floch e Teixeira sobre Semiótica Sincrética, foram organizados encontros que apresentavam as propostas teóricas desses autores por meio da análise de gêneros estudados no ensino médio. Os encontros foram divididos em módulos temáticos, sendo o primeiro voltado para a sensibilização sobre as múltiplas linguagens; o segundo focando em cores e formas; o terceiro explorando a organização topológica; o quarto enfatizando a integração entre as linguagens verbal, visual e sonora e, por fim, o último, explorando as múltiplas integrações entre linguagens presentes no ciberespaço. Os principais objetivos eram ampliar as noções de linguagem, de leitura e de texto dos estudantes do Ensino Médio com base nas teorias semiótico-discursivas, contribuindo para a aprendizagem significativa de alunos, em especial no que tange à leitura e compreensão de textos sincréticos em Língua Portuguesa. Como resultados, observamos que a teoria pôde trazer contribuições importantes para a melhora da qualidade de leitura dos alunos, entretanto, o maior desafio consistiu em conquistar a adesão do estudante, pois parece que o fato de as oficinas serem realizadas no horário das aulas conferia-lhes previamente uma visão negativa.
|
|