LETRAMENTOS DIGITAIS E ENSINO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL | Autores: Polianny Ágne de Freitas Negócio (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido) ; Vicente de Lima Neto (UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) |
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar quais são as habilidades e competências exigidas na resolução de questões da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), explorando de que forma são contemplados os letramentos digitais demandados e a sua constituição. A ONHB é uma olimpíada de conhecimento que se configura como projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desenvolvido pelo Departamento de História, cuja proposta é trabalhar temas fundamentais ao estudo da história do Brasil sob a ótica de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. Para atingir ao objetivo proposto, formaremos um grupo composto por três alunos de uma escola pública, que já tenham participado de pelo menos uma edição olimpíada, para a aplicação de um teste. Solicitaremos aos alunos que acessem, por meio de banco de dados, e respondam questões previamente selecionadas, realizando os procedimentos necessários para resolvê-las, como fazer pesquisas e anotações. O processo será monitorado utilizando uma ferramenta para gravar as telas dos computadores, as quais constituirão o nosso corpus. A análise dos dados se dará à luz dos Novos Estudos do Letramento (Gee, 1990; Street, 1993 e 1995; Barton, 1994; Barton & Hamilton, 2000) e dos estudos que concernem aos Letramentos Digitais, como Dudeney et all (2016), Coscarelli (2003, 2016), Dias e Novais (2009). Os resultados ainda serão coletados e analisados, mas, em suma, as questões trazidas pela olimpíada utilizam um método diferenciado que demanda uma série de letramentos digitais, os quais consideramos relevante descrever, mapear e classificar a fim de trazer contribuições significativas para os estudos dos novos letramentos e para pesquisas que tratam do ensino aliado às tecnologias digitais.
Agência de fomento: CAPES/CNPQ |
|