EFEITOS RETROATIVOS DO EXAME CELPE-BRAS NO DESIGN DE UNIDADE DIDÁTICA PARA ESTUDANTES PRÉ-PEC-G
| Autores: Ana Paula de Araujo Lopez (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei) ; Ana Paula Rezende de Mello (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Camila de Souza Santos (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) |
Resumo: Este trabalho objetiva discutir os possíveis efeitos retroativos (SCARAMUCCI, 2004; QUEVEDO-CAMARGO, 2017) do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) no percurso formativo em Português Língua Adicional (PLA) no curso preparatório para o Programa Estudante-Convênio de Graduação (PRÉ-PEC-G) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Partimos do princípio de que o principal efeito desse exame no contexto analisado reflete em uma abordagem sob a perspectiva dos Multiletramentos (COPE & KALANTZIS, 2000; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003, 2006; MATTOS, 2011, 2013, 2014; NEW LONDON GROUP, 1996; SOARES, 1998; STREET, 1984), da Multimodalidade (BALDRY & THIBAULT, 2006; KRESS & VAN LEEUWEN, 2006) e da Interculturalidade (LEROY, 2014; MAHER, 2007). Para cumprir tal objetivo, propomos analisar uma unidade didática voltada para alunos PRÉ-PEC-G organizada pela equipe de professores do curso na UFMG, a fim de investigar o impacto do exame sobre o design deste material. A pesquisa se justifica pela ausência, no período de produção da unidade em questão, de documentos oficiais nas políticas educativas do Estado brasileiro que direcionassem as práticas de ensino de PLA, o que conferia tal função ao Exame CELPE-BRAS (SCHOFFEN; MARTINS, 2016). Também pelo fato de esta avaliação constituir parte do processo de internacionalização e instrumentalização da língua portuguesa pelo Estado brasileiro (DINIZ, 2008; 2012; 2014). Acreditamos que este estudo possa contribuir para formação docente, no âmbito da preparação de material didático direcionado ao exame Celpe-Bras, em especial, nas instâncias do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G).
|
|