Práticas de multiletramentos no ciclo de alfabetização | Autores: Maria Cristina Muller da Silva (UCS - Universidade de Caxias do Sul) |
Resumo: Mesmo diante dos inúmeros desafios que perpassam a educação brasileira e, principalmente, a educação básica, ainda se busca sua excelência desde as primeiras séries do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. A primeira etapa deste empreendimento para formar estudantes críticos e reflexivos, capazes de ler e escrever textos com eficiência, acontece nas primeiras séries do ensino fundamental, no período do ciclo de alfabetização. Portanto, frente à multiplicidade de textos e linguagens existentes na era da sociedade da informação, o professor da educação básica precisa se apropriar de práticas pedagógicas voltadas à realidade dos estudantes. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é apresentar as relações existentes entre a escola contemporânea e os processos de leitura e escrita que perpassam as práticas docentes no âmbito dos (multi)letramentos, dentro do ciclo de alfabetização. Os fundamentos conceituais são baseados em estudos de Soares (2013), Tfouni (1988) Kleiman (1991;1993) e Rojo e Moura (2012), que nos ajudam a refletir sobre as práticas de letramento e de multiletramentos presentes em nossa sociedade a fim de contribuir com a formação de educadores e educandos. A partir de exemplos de atividades realizadas por professoras das séries iniciais, conclui-se que utilizar as tecnologias da informação e da comunicação para promover o multiletramento nas escolas contribui de forma exitosa para o pleno desenvolvimento das competências de leitura e escrita no ciclo de alfabetização.
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