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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Tradição e marcas sonoras do Maranhão nas canções de João do Vale

Autores:
Ludmila Portela Gondim Braga (UFMA/ COLUN - Universidade Federal do Maranhão - Colégio Universitário)

Resumo:

Esta comunicação objetiva perscrutar os caminhos da história da música popular maranhense que podem auxiliar a identificar as influências poéticas e musicais de João do Vale, artista maranhense que atuou no cenário artístico brasileiro de 1950 a 1980. Interessa-nos conhecer os meandros da produção poético-musical no qual o artista esteve inserido, sua relação com os agentes de mercado e as estratégias de inventividade para se manter no contexto de tensão que se processava entre o centro e a margem – também produtora de sonoridades que marcam o fazer poético-musical – porque enxergamos nessas questões caminhos para o entendimento, análise e crítica da produção. Para tanto, são importantes as leituras sobre a ancestralidade negra nas Américas que recobrem os discursos de Paulo Gilroy e de brasileiros como Elio Ferreira, além de leituras sobre a música maranhense, a partir das observações e análises de Antônia Marcia Sousa Torres, bem como de documentos oficiais do IPHAN (2010). Neste percurso, buscamos compreender o processo de construção e constituição da música tocada e ouvida no Maranhão, reconhecendo que aspectos espaciais, situacionais e históricos do referido estado são marcas relevantes desse processo de formação musical. Traços, seja do bumba-meu-boi ou do tambor de crioula, vão se fazer presentes na letra, na voz e na performance do artista.