RESUMO
Como parte integrante de pesquisa de doutorado em andamento, o objetivo deste trabalho é discutir a viabilidade de pautar o trabalho com leitura em proposta sustentada por projeto pedagógico de linguagem. Esse projeto, por se embasar em perspectiva sociointeracionista, possibilita atividades com leitura e escrita de variados gêneros textuais verbais e multimodais, sobretudo, os do universo cultural dos alunos. Por meio de atividades interativas, a modalidade de projeto favorece o engajamento dos aprendizes, com vistas a que se tornem sujeitos de sua própria aprendizagem. A prática de ensino desenvolvida por projetos possibilita o desenvolvimento de ações pedagógicas de linguagem que atendam às necessidades da sociedade contemporânea, principalmente, a interação com textos com formatos variados. Para esta pesquisa, utilizou-se como aporte teórico os estudos de Dolz, Gagnon e Decândio (2010); Geraldi (2010, 2013); Hernández (1998); Koch (2006, 2008); Marcuschi (2008); Passarelli (2002, 2012); Rojo (2012) e Vasconcelos (1994). Para atender ao objetivo deste estudo, propõe-se entrevistas semiestruturadas, como uma espécie de piloto, que serão realizadas no primeiro bimestre do ano letivo de 2019, com professores de língua portuguesa dos anos iniciais do segundo segmento do ensino fundamental. Como resultado, pressupõem-se que o projeto pedagógico de linguagem, como uma perspectiva de ensino significativo da leitura, possa contribuir para o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes, tornando-os mais eficientes nas práticas sociais de linguagem.
Palavras-chave:projeto pedagógico de linguagem; gêneros textuais e leitura.