Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Correção e avaliação de produções textuais de alunos do Ensino Médio: relato de experiência

Autores:
Lílian Pereira de Carvalho (IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)

Resumo:

Este trabalho se propõe a relatar uma experiência de um projeto sobre produção textual realizado no primeiro semestre de 2016 no IFSP – Câmpus Barretos. O público-alvo desse projeto foram os alunos de três turmas do segundo ano de Ensino Médio, de três cursos integrados, a saber: técnico em informática, em alimentos e em agropecuária. Os objetivos do trabalho foram: 1) proporcionar ao aluno autonomia na correção e avaliação de sua produção textual; 3) sistematizar a correção dos textos; 2) criar momentos de avaliação entre pares, feedback e autoavaliação. Para isso, baseou-se na proposta de Maria Tereza Serafini, que traz algumas propostas para a correção e avaliação das produções. Dentre as propostas de correção sugeridas pela professora, foi selecionada a classificatória, a qual a professora propõe que o aluno corrija individualmente, por meio da classificação dos desvios recorrentes na turma, em acordo com eles. Após esta etapa, a autora sugere a correção entre colegas, para que eles verifiquem os desvios que julguem que os colegas tenham cometido. Por último, a avaliação escolhida, dentre as sugeridas pela autora, foi a analítica, realizada pela professora, levando em consideração o objetivo do texto, o gênero textual e o tipo de estímulo dado à escrita. A partir da aplicação da metodologia descrita, várias produções foram realizadas ao longo do semestre, proporcionando ao aluno a possibilidade de correção e (auto) avaliação dos seus textos. A prática de correção entre pares trouxe muitos resultados, visto que os alunos tiveram a oportunidade de olhar para a escrita do outro e, assim, notar os próprios desvios e reescrever seus textos.