LINGUAGEM E TECNOLOGIA: EMERGÊNCIAS E ADAPTAÇÕES NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA NO ENSINO BÁSICO EM MATO GROSSO | Autores: Rodrigo de Santana Silva (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO) |
Resumo: Diante da emergência de novas possibilidades de pensar as práticas de língua(gem) postas pelo contemporâneo, imergimo-nos em uma era de constantes transformações, principalmente nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas. Desta maneira, esta pesquisa se justifica pela necessidade em se observar a inserção das tecnologias digitais nas práticas de ensino de línguas no ensino básico de escolas do Estado de Mato Grosso. Dito isso e sabendo da existência da disciplina Linguagem e Tecnologia, no último semestre do Curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso – campus de Cáceres e que essa disciplina está pautada no trabalho com o envolvimento e aplicação das tecnologias nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas desde o semestre letivo 2014/2, buscaremos, com essa pesquisa, compreender como esses alunos egressos estão inserindo nas suas práticas da sala de aula atividades que envolvam o uso das tecnologias digitais. Para isso, buscaremos suporte teórico na teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos por compreendermos que os efeitos das tecnologias nas práticas pedagógicas são parte de um sistema que, essencialmente, é de natureza complexa e adaptativa. Essa adaptação acontece, principalmente, por causa dos efeitos dos agentes a partir da relação de uns com os outro no contexto de um sistema. Se surgem falhas, os agentes se remodelam para evoluírem e alcançarem um novo estágio de equilíbrio no sistema (HOLLAND, 1999). Assim, tendo esse suporte teórico, analisaremos dados produzidos pelos alunos em ambientes online e também a aplicação de um questionário quanti-qualitativo, no intuito de observar em que medida as tecnologias estão se constituindo nas práticas de ensino de Língua em escolas públicas do estado de Mato Grosso.
Agência de fomento: CNPq |
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