TRABALHO DIVERSIFICADO PARA A CONSTRUÇÃO DE INFERÊNCIAS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Autores: Iderlânia Costa Souza (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) |
Resumo: Este trabalho de pesquisa-ação está voltado a responder o questionamento: Quais atividades de leitura podem colaborar para a construção de inferências que possibilitem a compreensão leitora dos estudantes do 7° ano do CEAB em Muribeca-SE? Diante desse questionamento, o objetivo geral desta pesquisa, é contribuir com as práticas docentes que estão direcionadas à construção da habilidade de fazer inferência nos estudantes de 7° ano. Metodologicamente, foram as seguidas etapas: a aplicação da sondagem como etapa prévia para a elaboração das etapas seguintes; aplicação de pré-teste; aplicação da sequência de atividades que será dividida em duas temáticas distintas em cada uma, visto que a turma envolvida nesta pesquisa tem uma distorção série-idade, reúne estudantes de 12 a 19 anos, e as temáticas devem estar adequadas ao seu contexto sociocultural para que haja o desenvolvimento da inferência sociocultural . Como produto decorrente do Mestrado Profissional em Letras, foi organizado um Módulo Didático (MD), que reúne todas as atividades didáticas realizadas em classe. Os resultados da sondagem e pré-testes indicam que os estudantes apresentaram dificuldade em fazer inferência, mesmo a partir da leitura de textos simples, no entanto, essa situação mudou significativamente no decorrer da aplicação das oficinas (descritas no MD), que trazem temáticas as quais fazem parte do seu cotidiano e/ou da sua realidade social. A partir da análise dos resultados obtidos com a aplicação das atividades do MD notou-se que os estudantes conseguiam compreender o texto e sua interferênciação na extração de inferências e ainda avaliaram as situações propostas seguindo o julgamento a partir de seus preceitos sociais. Dentre as bases teóricas que alicerçam esse projeto, destacam-se Solé (1998), Colomer e Camps (2002), Dell’Isola (2001), Marcuschi (2008), Bonini (2014).
Agência de fomento: CAPES |
|