Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


DA IMAGEM À PALAVRA: OS QUADRINHOS EM SALA DE AULA

Autores:
Maria de Lourdes Oliveira Alneuda (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Iderlânia Costa Souza (UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)

Resumo:

O ensino de Lìngua Portuguesa no Ensino Fundamental (EF) deve ser alicerçado no trípe uso-reflexão-uso, pois é por meio da prática comunicativa que é possível pensar um ensino-aprendizagem produtivo, já que o aluno pode observar/refletir sobre o funcionamento da língua em uso no mais variados gêneros textuais, a pesquisa tem como objetivo central promover a criação de histórias em quadrinhos (HQs), a partir da associação de imagens e elementos verbais, além de trabalhar o aspecto linguístico da pontuação como recurso de produção de sentido. A pesquisa foi aplicada no 6º ano B, do Ensino Fudamental, turno matutino, do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, na cidade de Aracaju/SE, a fim de favorecer, por meio de leitura e de escrita, um melhor domínio do gênero narrativo. Salienta-se ainda que essa proposta metodológica objetiva motivar os educandos para a prática da leitura e da escrita. Utilizamos o recurso da internet e montamos um quadro composto por uma sequência de nove quadros que tratavam sobre a preservação da natureza, com a finalidade de provocar o possicionamento crítico dos estudantes sobre a questão ambiental, motivando-os á produção escrita. Dentre as bases teóricas que alicerçam esse trabalho, destacam-se Oliveira (2015), Passarelli (1995, 2011), Rojo (2009) Schneider (2011) e Vergueiro (2007).