Análise de questões discursivo-gramaticais em redações de candidatos surdos ao ensino superior | Autores: Valeria Campos Muniz (INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos) ; Osilene Sá Cruz (INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos) |
Resumo: Neste trabalho, objetiva-se mapear aspectos discursivo-gramaticais da escrita em Língua Portuguesa de indivíduos surdos, a partir da análise de redações de candidatos aprovados no vestibular do INES. A partir de um aporte teórico inicial que contará com autores da área de português como segunda língua, tais como, Pereira (2014), Quadros (1997, 2006), Nascimento (2012), Fernandes (2003), Lodi (2015), Freitas (2006) e da gramática normativa, (AZEREDO, 2008; BECHARA,2000; CUNHA, 1985), serão selecionadas quais características da escrita do surdo que, interpretadas à luz da linguística do texto (FÁVERO, 2012; KOCH, 2002; KOCH, ELLIAS, 2006 ; MARCUSCHI, 2008), tanto interfrástica, quanto transfrasticamente, contribuirão para a elaboração de uma tabela referencial para a organização de saberes linguísticos necessários ao desenvolvimento de habilidades de compreensão e produção em português do Brasil escrito. Serão analisadas 40 redações, referentes aos anos de 2017 e 2018. A partir desse levantamento analítico será possível deflagrar uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa como L2. Esse inventário linguístico-gramatical possibilitará sistematizar quais aspectos linguísticos concernentes à estrutura da Língua Portuguesa, o aluno deverá aprender e internalizar, para, num movimento espiral e contínuo, avançar nos conteúdos. Esse trabalho, portanto, pretende apresentar contribuições teóricas que auxiliem docentes na organização da práxis pedagógica do ensino da gramática da Língua Portuguesa como L2.
|
|