Orientadora: Profa. Dra. Alessandra Castilho Ferreira da Costa (UFRN).
O presente estudo corresponde a uma dissertação do PROFLETRAS e tem como objetivos: 1)desenvolver uma sequência didática para a aquisição da escrituralidade no 7º. Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria (RN), a partir da elaboração e aplicação de um guia de leitura e produção de textos sobre a obra O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry, com atividades de retextualização, que promovam o deslocamento dos textos no contínuo de oralidade e escrituralidade ;2)verificar o impacto dessa intervenção por meio da análise do deslocamento das produções dos diferentes grupos do corpus (Diagnóstico, Primeira Versão, Versão Final) em tal contínuo. Como aporte teórico, selecionamos as Sequências didáticas (Dolz e Schneuwly 2004; Lopes-Rossi 2006) , o modelo de Tradições Discursivas(Coseriu 1955/56; Koch 1997; Koch/Oesterreicher 1990; Kabatek 2006), o contínuo de oralidade e escrituralidade(Koch/Oesterreicher 1990) as atividades de retextualização (Marcuschi 2010), e as técnicas de junção(Raible 1992; Kabatek 2006; Castilho da Costa 2015).Para a metodologia, desenvolvemos uma Sequência Didática. A análise centra-se nas técnicas de junção. Na fase de análise, verificou-se a distribuição quantitativa e qualitativa dos recursos de junção nas narrativas do corpus, isto é, com relação à sua frequência e ao tipo de relação semântica e grau de integração sintática, utilizando-se, para tanto, o programa Tradisc. Como resultado, a análise demonstrou um deslocamento das produções dos alunos em direção à escrituralidade, comprovando o impacto da intervenção para a aquisição e aprendizagem dos recursos linguísticos e tradicionalidades da escrituralidade, em específico, da esfera literária.
Palavras-chave: Sequência Didática; Retextualização;contínuo de oralidade e escrituralidade; junção; tradições discursivas (TD).