LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: DA ESCOLARIZAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIOS DIGITAIS NO CIBERESPAÇO | Autores: Ivanda Maria Martins Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Carmem Lúcia da Silva Lima Lima (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Alexsandro Vital de Almeida Almeida (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) |
Resumo: Os jovens leitores estão assumindo papéis ainda mais dinâmicos no ciberespaço, por meio das características do hipertexto como forma híbrida e flexível de linguagem que dialoga com outras interfaces semióticas (XAVIER, 2004). O leitor em tela parece tornar-se mais ativo que o leitor em papel, realizando uma leitura interativa que favorece atitudes exploratórias e lúdicas (FREITAS, 2005). Se, por um lado, as interações dos jovens leitores com a literatura no ciberespaço revelam-se dinâmicas e interativas, por outro lado, em sala de aula, as práticas de letramento literário (COSSON, 2006) ainda são escolarizadas. Tais práticas certamente não dialogam com aquelas que os alunos realizam fora da escola nos espaços virtuais, com participações nas redes sociais, produção de vídeos, utilização de games, escrita de fanfics, escrita de blogs, e tantas outras. O objetivo geral deste estudo é investigar as práticas de letramentos literários de estudantes do ensino médio desenvolvidas na escola e nos ambientes virtuais do ciberespaço, com vistas a avaliar possíveis encontros e/ou desencontros. Como aporte teórico, o estudo fundamenta-se nos trabalhos que discutem ensino da literatura, escolarização da leitura literária, letramentos literários − Cosson (2011); Beach e Marshall (1991); Silva (2006); Cereja (2005); Dalvi, Rezende, Jover-Faleiros (2006); Lajolo (2001); Soares (1999); Rouxel (2013); Pinheiro (2013); Zilberman (2001), e letramentos digitais − Coscarelli e Ribeiro (2005); Buzato (2003); Soares (2002). Em termos metodológicos, este estudo foi desenvolvido a partir de pesquisa qualitativa, com foco na netnografia virtual, aplicação de questionários com estudantes do ensino médio, além da análise dialógica do discurso na discussão dos dados pesquisados no ciberespaço. Esperamos que a pesquisa consiga contribuir para o repensar do ensino de literatura no contexto do nível médio, tendo em vista os desafios da escola para ampliar práticas de letramentos literários mais significativas e articuladas às contínuas demandas da cultura digital.
|
|