A MULTIMODALIDADE E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO | Autores: Lainy Martinelli dos Santos (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; Taisa Faria Valani Almeida (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) ; Záira Bomfante dos Santos (UFES - Universidade Federal do Espírito Santo) |
Resumo: Viver em sociedade nos dias atuais demanda uma intensa relação com as mais diversas linguagens. Seja em casa, no trabalho, na escola, igreja, praças, em aeroportos, ou shoppings os sujeitos são levados a todo tempo interpretarem discursos compostos por escrita, imagens, músicas, os mais diversos elementos utilizados para dar sentido a quem lê. A combinação das várias linguagens vem crescendo e tomando espaço em locais que antes se destinavam basicamente a linguagem escrita, como a escola. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar, em uma turma de Alfabetização do Ensino Fundamental, como as diferentes linguagens perpassam o processo de ensino, e como as práticas pedagógicas são desenvolvidas no sentido de fornecer ao aluno capacidades multimodais para compreensão dos discursos proferidos nos contextos sociais. Para isto, nos apoiaremos na noção do Multiletramento, cunhada pelo The New London Group (1996). Esta afirma haver a necessidade da expansão do olhar sobre o ensino nas escolas, passando a considerar o ‘’multi’’, as diferenças, diante das novas culturas, novos modos de dizer e produzir sentidos, diante das mudanças ocorridas na sociedade cada vez mais global. Traremos a perspectiva da Multimodalidade (JEWITT 2005, 2008; KRESS 2010) para reconhecimento de como o texto é produzido através de diferentes linguagens e como os sentidos vão sendo tecidos naquele espaço.
Agência de fomento: Capes |
|