A ESCRITA EM DIÁRIOS DE LEITURAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS PARA A CRÍTICA SOBRE O QUE LEEM | Autores: Polyanna Paz de Medeiros Costa (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Adna de Almeida Lopes (UFAL - Universidade Federal de Alagoas) |
Resumo: As práticas desenvolvidas, no âmbito escolar, a partir de uma perspectiva de letramento, visam a um processo de ensino-aprendizagem que estabeleça interfaces com questões culturais e situações sociocomunicativas variadas, tomando os saberes trazidos pelos alunos (conhecimento prévio) e os novos saberes sistematizados pela escola. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar a construção de argumentos para posições críticas sobre o que leem, em “Diários de Leitura” de alunos de duas turmas do 6º ano do ensino fundamental II de uma escola da Rede Pública Estadual de Maceió-AL. Para desenvolver a investigação, elegemos a pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação, buscando observar, de forma longitudinal, por um semestre letivo, os avanços nas reflexões dos alunos, a partir de discussões em sala sobre as temáticas sociais abordadas nos textos lidos. Pela imersão desses colaboradores em práticas textuais, observa-se desde já, pelas marcas linguísticas de modalização e argumentação, uma ampliação do senso crítico a cada etapa das propostas de produção textual. Toma-se como aporte teórico para o desenvolvimento do estudo, as reflexões sobre: leitura e análise de textos (KOCH E ELIAS, 2015; ANTUNES, 2009); práticas de produção textual na escola (GERALDI, 1997); gêneros textuais (MARCUSCHI, 2008; BAKHTIN, 2011); e diário de leituras (MACHADO,1998).
Agência de fomento: UFAL |
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