PRÁTICA DE LEITURA COMPARTILHADA: VOZES ‘MARGINALIZADAS’ NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS | Autores: Carla Alessandra Paula da Silva Menezes (UFT - Universidade Federal do Tocantins) |
Resumo: Este trabalho é parte do projeto de pesquisa do Mestrado em Letras e tem como tema central a formação de leitores responsivos, por meio da prática de letramento da Leitura Compartilhada com a finalidade investigar em que medida a prática da Leitura Compartilha contribui na formação crítica do aluno do 5º ano do Ensino Fundamental. A leitura compartilhada está presente na vida do ser humano, como atividade leitura, aprendizagem que parte de uma perspectiva de formação de leitores, numa perspectiva sócio-histórica (Vygotsky, 1984). Ao discutir sobre a prática de leitura de um grupo social que, na maioria das vezes, são alunos ‘excluídos e marginalizados’, por uma sociedade que desconsidera sua voz, pressupõe compreender os grandes desafios e mudanças enfrentados por ele, pois as dificuldades em relação à leitura estão relacionadas aos problemas que afetam o sistema educacional brasileiro em um contexto sociocultural. O trabalho centraliza-se na perspectiva sobre leitura interacionista, nos estudos da Linguística Aplicada e nas teorias sobre a leitura compartilhada. O trabalho se configura como estudo de caso, a ser desenvolvido em uma Escola periférica no município de Miracema do Tocantins (Tocantins), tendo como público-alvo alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Os dados coletados serão coletados por meio da aplicação de projeto de leitura aos alunos. Os resultados prévios do estudo demonstram que a leitura compartilhada é e suma importância, pois possui um importante papel na formação de habilidades leituras, e melhorias na compreensão de textos, além do conhecimento de novas palavras e no desenvolvimento escolar espera-se, com este estudo, a criança possa desenvolver a linguagem e consiga estabelecer clareza na interpretação dos textos lidos.
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