A presença da literatura de cordel na sala de leitura: desafios e contribuições. | Autores: Jossanã Freire Gonçalves Noronha (UERJ/FFP - Universidade Estadual do Rio de Janeiro) |
Resumo: Este trabalho tem a pretensão de abordar a promoção da leitura nos anos finais do ensino fundamental. A formação do leitor infanto-juvenil é tarefa que solicita uma atuação conjunta do âmbito escolar e do familiar, no entanto, sabemos que, em espaços públicos de ensino pertencentes a comunidades de vulnerabilidade social, quase sempre, a escola assume sozinha essa responsabilidade devido a vários fatores sociais. Faz-se necessária uma reflexão sobre a sala de leitura na escola pública e a valorização do ensino de literatura nos anos finais do ensino fundamental. Dos diversos gêneros literários possíveis de trabalho, destacaremos o folheto de cordel, pois é sabido da importância do resgate e da promoção da literatura de tradição oral. Trabalhar com a poesia popular é dialogar com a cultura local, é dar voz às experiências e aos relatos populares, pois “A experiência com a poesia oral está presente em toda a comunidade, em qualquer região do país” (MARINHO e PINHEIRO, 2012, p.126). O estudo da literatura de cordel, bem como de outros gêneros oriundos da tradição oral, contribui para a valorização e inclusão do saber popular no currículo escolar. De acordo com o tema transversal Pluralidade Cultural dos PCNs (1998), destinado aos anos finais do ensino fundamental, a escola deve valorizar as diversas culturas presentes no país. Nós, docentes, precisamos refletir sobre o que faz um saber ser legitimado na academia e na escola e o que causa a falta do devido reconhecimento de outros saberes. A escola é um ambiente de interação social onde o saber instituído e o saber popular precisam estar articulados na construção de uma aprendizagem mais democrática e crítica.
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