Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


O JORNAL DO INTERIOR PARAIBANO DO SÉCULO XIX: ASPECTOS LINGUÍSTICOS E SOCIO-HISTÓRICO

Autores:
Leonardo Silva de Andrade (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Roseane Batista Feitosa Nicolau (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo:

 

Esse trabalho é resultado das pesquisas desenvolvidas no projeto Para a História do Português Brasileiro do Litoral e do Brejo Paraibano - PIBIC /UFPB (2018 a 2019), que tem como objetivos historiar o português do Brasil tendo como fonte de pesquisa textos escritos em jornais dos séculos passados e editados na Paraíba. Tivemos como suporte teórico o Modelo da Tradição Discursiva (KABATEK, 2005; KOCH, 1997) e Sociolinguística Paramétrica (TARALLO, 1987), que se debruçam sobre a variação e a mudança na língua. Para tanto, selecionamos os jornais A infância e A Semana, editados no Vale de Mamanguape no final do século XIX e o jornal A Verdade que foi editado também no século XIX no Brejo de Areia e cujo fundador foi um abolicionista. Para a realização desse trabalho, fizemos inicialmente uma pesquisa exploratória e documental, por meio da coleta e da transcrição de textos jornalísticos, identificando os gêneros constitutivos dos jornais mamanguapenses e areienses que circularam no século XIX, para compor o nosso corpus de pesquisa. Logo após realizamos a descrição do propósito, estrutura composicional, variações linguísticas dos textos e, ainda, um estudo do cotidiano dos fatos divulgados nos textos dos jornais do interior considerando seu contexto sócio-histórico. Dessa forma, desvendamos e revelamos a história do uso da língua portuguesa no Brasil, precisamente do final do século XIX, no interior da Paraíba presente nos jornais.

Palavras-chave: Jornais do interior paraibanos. Tradições discursivas. Uso, variação e mudança. Contexto sócio-histórico.