TOPONÍMIA E ENSINO: UM ESTUDO DOS LOGRADOUROS DO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO | Autores: Silmara Cristina Batista da Silva (UEMS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL ) |
Resumo: A palavra nomeia as coisas e os seres existentes no mundo desde os tempos mais remotos e imagináveis. Nesse sentido, tem sido agente transformador e revelador de realidades existentes na sociedade. A cultura de um povo, as variações da língua e toda a história que conhecemos e identificamos é efetivada por meio da palavra. Não são raras as afirmações de que o homem se reconhece como ser social a partir da linguagem, ou seja, a língua transforma o indivíduo em um agente ativo e importante, capaz de construir sua própria história e transmiti-la às futuras gerações, em uma comunidade. No processo de nomear encontra-se a Onomástica, área de estudo dos nomes próprios na qual se insere a Toponímia – ramo do saber que se ocupa dos nomes próprios de lugares. Neste trabalho apresentamos resultados da intervenção didática em que realizamos um entrelaçamento entre Toponímia e ensino de Língua Portuguesa. A pesquisa foi realizada juntamente com os alunos de uma Escola Pública da periferia de Mundo Novo/MS e aborda o estudo toponímico da área urbana da cidade de Mundo Novo (Mato Grosso do Sul). A catalogação, o inventário e a coleta de dados dos oito bairros foi realizada mediante a consulta de mapas, entrevistas com antigos moradores e documentos arquivados na Câmara Municipal do município. A classificação dos topônimos que compõem o corpus deste trabalho foi subsidiada pelos princípios teóricos e metodológicos da Toponímia, atendendo ao modelo proposto por Dick (1990,1992) e ao projeto ATEMS (Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul).
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