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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LETRAMENTOS DIGITAIS: UTILIZAÇÃO DE MESAS TECNOLÓGICAS EDUCACIONAIS

Autores:
Ana Paula Andrade de Oliveira (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Ivanda Maria Martins Silva Silva (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo:

As inovações tecnológicas estão influenciando práticas de letramentos digitais, tendo em vista as novas relações dos sujeitos com a leitura e a escrita. Na cibercultura (LÉVY, 1999), o letramento digital revela-se como eixo importante na apropriação tecnológica dos discentes no exercício efetivo das práticas de leitura e escrita no meio digital (COSCARELLI, 2005). As mesas tecnológicas educacionais surgem como recursos que podem facilitar processos de letramentos digitais, unindo eixos de ensino da Língua Portuguesa (leitura, produção textual, oralidade) às inovações tecnológicas. Na educação infantil, a Mesa Educacional Mundo das Descobertas permite à criança explorar ambientes lúdicos de aprendizagens por eixos temáticos (Arte, Movimento, Matemática, Natureza e Sociedade, Linguagem oral e escrita e Música). Com atividades para o ensino fundamental, a Mesa Educacional Alfabeto oferece nove ambientes (A sala de aula, O show de televisão, O castelo, Aventura Digital, O Aquário, O Jardim da Casa, O Karaokê, A Casa de Doces, Provinha Alfabeto). As atividades surgem desde o reconhecimento das letras, associação de palavras a objetos, leitura de fábulas e produção de textos, assim como recursos de acessibilidade, como, por exemplo, blocos com letras e etiquetas em braile, animações em LIBRAS, regulagem de altura e recurso de lupa. O objetivo deste trabalho é analisar as mesas educacionais como recursos tecnológicos atrelados às práticas de linguagem e letramentos no contexto da educação básica. Pretende-se relatar experiências das Unidades de Tecnologia da Prefeitura Municipal do Recife, evidenciando a necessidade de os professores desenvolverem metodologias ativas para práticas de letramentos digitais dos discentes. Em termos metodológicos, priorizou-se pesquisa qualitativa, com foco no estudo descritivo das mesas educacionais, articulando-se com estratégias didático-metodológicas. Esperamos que a pesquisa consiga contribuir para o repensar de metodologias direcionadas para usos de mesas tecnológicas educacionais, considerando os desafios para ampliar práticas de letramentos articuladas às contínuas demandas da cultura digital.