A história infantil como estratégia didática para o letramento de aprendizes surdos no Ensino Fundamental | Autores: Camila Barreto Constantino Fortes (UFF - Universidade Federal Fluminense) |
Resumo: Este resumo, resultado de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo apresentar um material bilíngue específico para o trabalho com estudantes surdos, no qual foram desenvolvidas estratégias condizentes com as experiências de mundo e as especificidades linguísticas desses aprendizes. Tendo como base o ensino por gêneros textuais proposto por Ramos (2004), foi elaborada uma história infantil “Mariana: uma viagem ao passado”, disponibilizada em Libras (vídeo) e em português escrito (livro). Além da história, foi produzido um material didático bilíngue, considerando-se aspectos do Letramento visual (CAMPELLO, 2008) e elementos da literatura e cultura surda (KARNOPP, SILVEIRA e ROSA, 2003; LEBEDEFF, 2011; MORGADO, 2011). Considera-se nesta pesquisa a importância da produção de material autêntico (CRUZ e MORAIS, 2017) para o desenvolvimento de habilidades e competências de compreensão e produção textual, que considere as especificidades linguísticas dos discentes surdos. No campo da literatura infantil, existe uma gama de materiais didáticos que abordam histórias para crianças ouvintes, as quais, em contato com as narrativas de forma autônoma ou por meio de um adulto, se veem representadas no mundo em que vivem. Entretanto, o mesmo não parece proliferar quando se trata de histórias voltadas para o trabalho com o discente surdo. O material foi produzido para o trabalho com crianças na faixa etária entre 8 e 12 anos, ou etapa escolar equivalente ao terceiro ano do Ensino Fundamental. Foram realizadas entrevistas com professores surdos e ouvintes para verificar o uso de histórias em suas aulas. Resultados revelam a importância de histórias infantis que considerem aspectos da cultura surda e materiais didáticos autênticos destinados ao público surdo.
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