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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Um ensino inovador, que foge aos padrões tradicionais de aprendizado, poderia ser o mais adequado para os dias atuais?

Autores:
Vanessa Flavia da Silva Furtado (UEG - Universidade Estadual de Goiás)

Resumo:

O cenário atual da educação apresenta condições que têm provocado um amplo desenvolvimento da linguagem e da forma comunicativa, cujas diretrizes instigaram a presente pesquisa de campo, ainda em desenvolvimento. Para tanto, o objetivo vem a ser o de investigar qual seria o ambiente propício, em uma sala de aula, que permitisse a promoção intelectual dos estudantes em estágio inicial, a fim de que suas habilidades sociais e perceptivas progridam. Para Vigotsky, a relação entre linguagem e cognição tem o sentido de significação, em análise, por meio de projetos inovadores, como a cidade-escola Ayni apresenta em seu formato educacional, em contraposição ao sistema de ensino público tradicional. Além desse autor, outros fundamentam o referencial teórico da inquirição, como Piaget, na Educação, e a Dra. Suzana Herculano Houzel, na Neurociência. Pela observação analítica, é possível verificar se houve intervenção direta ou indireta no aprendizado nas crianças, examinando se os métodos propostos pelos dois sistemas – o tradicional e o da Ayni – produzem resultados satisfatórios, pois o desinteresse dos alunos do ensino público tradicional tem sido alvo de estudos diversos e múltiplos por vários pesquisadores. Por isso, a presente proposta é a de debater, tendo como contraponto um sistema de educação diverso, dinâmico e diferente do vigente, que levanta a indagação quanto à permanência de um modelo estabelecido há três séculos e sem ligação com as transformações atuais. Avaliaremos, então, se um ensino inovador, que foge aos padrões tradicionais de aprendizado – como o proposto pela Ayni – poderia ser o mais adequado para a educação dos dias atuais.