O processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa para imigrantes haitianos no ensino fundamental I nas Escolas Municipais de Sinop - MT | Autores: Karina Merlino Ávila Finato (UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO) |
Resumo: No ambiente da linguagem as pessoas nativas herdam a língua materna de seus pais, e ao mudarem para outro país passam para o papel de estrangeiros, e a maior dificuldade é a adaptação com a nova língua falada no local o qual será inserido, como no caso em destaque nessa pesquisa serão as crianças imigrantes haitianas e sua inserção no Brasil no município de Sinop-MT, e seu contato com o ensino aprendizagem da língua portuguesa nas escolas municipais do ensino fundamental I. O objetivo geral é conhecer no cotidiano escolar os meios de acolhimento que a escola adapta para auxiliar no ensino aprendizagem da criança imigrante haitiana. Pretendemos analisar sobre as etapas de socialização da criança haitiana no ambiente escolar, a adequação dos currículos de ensino aprendizagem a esses alunos imigrantes, a dificuldade que tanto a equipe escolar como a criança imigrante passa nesse processo. Uma grande problemática ao adentrarem nesse contexto é o entrave da língua, a primeira barreira que os haitianos enfrentam chegando ao Brasil, uma vez que, a maioria deles fala apenas o crioulo haitiano sendo que alguns falam como segunda língua o francês, e se formos comparar as diferenças das estruturas dessas línguas: portuguesa, francesa e o crioulo haitiano, vão perceber uma grande diferença em relação às singularidades morfológicas, fonéticas, lexicais e estruturais. Este estudo tem como intuito analisar e refletir sobre as metodologias aplicadas no ensino da língua portuguesa para as crianças imigrantes haitianas falantes do crioulo e francês. Essa análise buscará essas respostas através de estudos que terão como base as escolas municipais ofertadas na cidade de Sinop-MT.
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