CRIAÇÃO E RECRIAÇÃO LEXICAL NA ESFERA POLÍTICA: uma análise dos neologismos em memes e notícias sobre a eleição 2018 | Autores: Aline Maria dos Santos Pereira (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) |
Resumo: A língua está em constante processo de transformação, sendo, portanto, heterogênea e mutável; essas mudanças estão relacionadas aos contextos de uso e, consequentemente, às necessidades de comunicação dos interlocutores; nessa direção, os neologismos suprem essas necessidades de comunicação e são frequentes na língua. Ante o exposto, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os neologismos presentes em memes e notícias sobre a campanha eleitoral 2018; como objetivos específicos, identificar o tipo de neologismo presente nos novos vocábulos; analisar os processos morfológicos utilizados na construção; observar se há correlação entre a forma e o sentido atribuído e evidenciar que alguns neologismos são efêmeros e outros são incorporados no léxico da língua. A pesquisa é qualitativa e compreendeu os seguintes passos: seleção dos vocábulos; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão; análise dos vocábulos em três dicionários; delimitação do corpus após o critério de exclusão ser o lexicográfico e, por fim, análise dos neologismos; foram analisados quinze vocábulos utilizados em memes e notícias presentes no âmbito digital. O referencial teórico compreende, dentre outros pesquisadores, Mattoso Câmara Júnior (2013), Laroca (2011), Alves (1994; 2007) e Correia e Almeida (2012). A pesquisa evidenciou: (i) a ocorrência maior da neologia estilística em detrimento da denominativa, dessa forma, acreditamos no caráter efêmero dos termos; (ii) ocorrências da neologia formal e da semântica, com presença maior para a formal; (iii) os processos utilizados perpassam pela derivação e pela composição, com destaque para os tipos: prefixal, sufixal, truncamento e justaposição (iv) correlação, em grande parte, entre a forma e o sentido, e, por fim, (v) a presença de algumas marcas, como aspas, para evidenciar a utilização de um novo termo. O período eleitoral mostrou-se um momento frutífero em relação à criação de novos vocábulos evidenciando a criatividade, o intuito de maior expressividade e inovação na comunicação.
|
|