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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Contributos da Linguística Sistémico-Funcional para a análise do discurso e das práticas discursivas académicas

Autores:
Carlos Alberto Marques Gouveia (FLUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Resumo:

Enquanto modelo de descrição gramatical de base funcional e sistémica e de origem educacional, a linguística sistémico-funcional (LSF) tem vindo a constituir-se como um instrumental teórico metodológico valiosíssimo para os estudos do discurso (Halliday, 2014; Martin & Rose, 2007). O objetivo desta apresentação é dar conta dos trabalhos sobre educação desenvolvidos no âmbito da LSF, em particular os estudos sobre pedagogia de género da chamada escola de Sydney (Martin & Rose, 2008). Nesse sentido, serão abordados na comunicação tanto o papel da educação e das suas necessidades de descrição e de implementação de pedagogia na constituição de uma teoria de descrição de práticas discursivas, em geral, e académicas (leia-se, do ensino fundamental ao universitário), em particular, quanto aida o papel da teoria nas práticas que por ela são informadas. Terá papel de destaque na apresentação a descrição e análise dos modos de implementação, em Portugal e no Brasil, de atividades de pesquisa de base sistémica e funcional, ao nível quer dos discurso e das práticas discursivas em geral, quer particularmente aos da educação e do ensino. No âmbito da descrição das práticas educacionais será dada particular atenção ao papel da recontextualização do conhecimento na práticas educativas, para o que serão descritas categorias e conceitos analíticos da teoria dos códigos de legitimação (TCL) do conhecimento científico (Maton, 2009, 2013) que, em diálogo com a LFS, tem vindo a ser desenvolvida no campo de ação da sociologia da educação, no seguimento dos trabalhos de Basil Bernstein (2000).