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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Conhecimento da língua, conhecimento sobre a língua e conhecimento com a língua: a linguística sistémico funcional e a formação de professores

Autores:
Carlos Alberto Marques Gouveia (FLUL - FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA)

Resumo:

O objetivo da comunicação é dar conta da abordagem da linguística sistémico-funcional (LSF), em particular a da sua pedagogia de género de terceira geração (Rose & Martin, 2012), à formação de professores e às práticas de desenvolvimento da literacia escolar. De génese educacional, e de base sistémica e funcional, a LSF engloba tanto uma teoria de descrição gramatical (Halliday, 2014), que descreve línguas naturais, sistemas linguísticos enquanto manifestações materializadas em textos, em espécimes, quanto um modelo de análise textual, que propõe um instrumental, umatécnica ou metalinguagem para a análise de textos, de artefactos.

A terceira geração da pedagogia de género da LSF apresenta-se como um modelo pedagógico que potencia a aprendizagem a partir da leitura e a demonstração da aprendizagem na escrita, a partir da consideração de três momentos fundamentais da ontogénese da escrita: i) a passagem do oral para o escrito; ii) a apropriação de estruturas linguísticas e de conhecimento definidoras das diferentes disciplinas escolares; iii) domínio de linhas metafóricas de expressão e de realização de conhecimento abstrato.

Na perspetiva da LSF, oconhecimento da língua é o conhecimento do sistema e da sua concretização em textos que são o resultado de escolhas motivadas, pelo que na apresentação, serão descritos e explicitados os momentos do ciclo de ensino/ aprendizagem proposto pela pedagogia de base genológica da LSF, com especial incidência em aspetos como conhecimento da língua, leitura detalhada de parágrafos, metáforas gramaticais e etapas de género, enquanto expressão do conhecimento (meta)linguístico no ensino da gramática.