O presente artigo tem como objectivo fazer uma abordagem teórica em torno dos conceitos de letramento e/ou letramentos, com enfoque sobre a realidade experienciada por alunos bilingues de zonas rurais de Moçambique. O estudo inicia com a análise da dicotómica dos modelos de letramento (ideológico e autónomo) e descreve, comparativamente, as noções de “o evento de letramento” e “práticas de letramento” (cf. Street, 2003), exemplificadas com situações típicas dos contextos de aprendizagem bilingue em Moçambique. Paralelamente, a pesquisa discute o posicionamento de diversos autores (Marcuschi, 2001; Jung, 2009; Martin-Jones, 2010) sobre os consensos alcançados na caracterização de letramento; a crise na área do letramento escolar; as relações entre a leitura e escrita, poder e cultura; o modo como os novos letramentos influenciam os letramentos da sala de aula. Concluímos que em Moçambique, a situação do letramento e/ou letramentos está numa fase que requer atenção redobrada dos fazedores de polílita linguística, sobretudo as do ensino bilingue e, ainda, que as novas abordagens do letramento constituem um caminho adequado e recomendável para uma redefinição de um letramento escolar bilingue que, certamente, vão propiciar ao aluno oportunidades de aplicar na sua vida futura as aprendizagens adquiridas na escola.
letramento (s), eventos e práticas de letramento, ensino bilingue em Moçambique, leitura e escrita.