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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO EM PRODUÇÕES ESCRITAS: REFLEXOS DE UM ENSINO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores:
Geová Bezerra Guimarães (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:

Esta pesquisa, em andamento, analisa, à luz da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, a produção escrita na educação básica, mais especificamente nos Anos Finais do ensino fundamental. Questionamos o ensino de língua portuguesa - de forma mais detalhada o da escrita - a partir dos gêneros do discurso, orientado nos PCN e de que forma esse método didático se reflete em produções textuais, afetando na constituição de um sujeito crítico. Para refletir sobre esse objeto de investigação, recorremos aos postulados da AD na perspectiva de Michel Pêcheux, sobretudo, na percepção de sujeito e forma-sujeito. No que concerne à formação discursiva e formação ideológica, partimos dos preceitos de Althusser, Foucault e Pêcheux. Sobre gêneros do discurso, refletimos sobre os estudos de Bakhtin. O corpus é composto por produções textuais de candidatos aprovados para os cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, vulgo IFRN, Campus Canguaretama/RN e dentro das vagas destinadas, exclusivamente, para estudantes que cursaram integralmente esse nível de ensino em escolas da rede pública. A escrita será, portanto, o meio pelo qual iremos observar a constituição do sujeito e que implicações isso revela do ensino de língua portuguesa nas escolas. Dados preliminares apontam que o engessamento do ensino da escrita tem articifializado a criticidade do produtor do texto.


Agência de fomento:
UFRN