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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Construção paragrafal argumentativa: a intertextualidade disciplinar na obtenção de nota 1000 para o enem

Autores:
Gabriel Azevedo (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo:

Este artigo tem por objetivo apresentar metodologias argumentativas de acordo com o pensamento de Azevedo (2018), Granatic (1988) Koch (2002) Marcuschi (2008) Platão e Fiorin (2006) com foco na construção e na obtenção de redações nota 1000 para o ENEM. O ato argumentativo perpassa o âmbito de convencimento e de persuasão e, para propor métodos de argumentações consistentes, serão analisados livros de filosofia, de geografia, de história, de literatura de sociologia dos estudantes do ensino médio de um colégio privado do Distrito Federal. O objetivo deste trabalho, nesse sentido, é entender como as relações argumentativas são formadas e relacionadas em diversos domínios do pensamento. A hipótese a ser testada é a de que há 5 argumentos possíveis para uma temática a ser desenvolvida e os alunos podem escolher duas para a composição de seu texto e, além do mais, será testada a intertextualidade que essas disciplinas mantêm. A metodologia consiste na leitura dos livros supracitados, dos teóricos da linguística de texto e, após essa revisão bibliográfica, apresentar temas comuns que são trabalhados por todos os campos do conhecimento. Após esse processo, apresentar uma análise e uma discussão apresentando uma metodologia que complemente o pensamento de Azevedo (2018) no que concerne à construção paragrafal da tipologia textual dissertação argumentativa.


Agência de fomento:
UnB