Poster
| Construção Paragrafal da tipologia textual dissertação argumentativa | Autores: Gabriel Azevedo (UNB - Universidade de Brasília) |
Resumo: As redações nota 1000 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) evidenciam um sistema e uma metodologia de escrita de hibridização das tipologias dissertativas-argumentativas por meio da construção paragrafal. Nesse sentido, este artigo busca o entendimento da estruturação dos parágrafos e de sua composição: introdução; desenvolvimento; conclusão; e o modo como as tipologias comportam-se dentro desses. Nesse contexto, a análise dessas composições paragrafais baseia-se no entendimento de Figueiredo de Granatic, de Marcuschi e de Platão e Fiorin sobre a produção textual e o desenvolvimento das ideias. Para o entendimento de como essa banca analisa os textos, esse artigo analisou redações nota 1000 feitas no ano de 2017 e dividimos nossa análise a partir da configuração de cada parágrafo. Assim, observou-se a quantidade de períodos estabelecidos em cada parte dessas redações a fim de determinar como essas relações tipológicas acontecem e a importância da separação das ideias para a produção de um sentido completo. A partir disso, será possível elaborar uma metodologia de construção paragrafal da tipologia textual dissertativa-argumentativa para os estudantes com o intuito de permitir o acesso às universidades haja visto o decaimento de notas 1000. Assim, isso apresenta a necessidade de reformulações nas práticas metodológicas de ensino de texto.
Agência de fomento: UnB |
|