O objetivo da comunicação proposta é apresentar resultados parciais de uma pesquisa (ora em fase inicial na Universidade Federal de Sergipe) cujo propósito é explorar a energia descritiva e explicativa da ideia de heterogeneidade para o estudo de processos e procedimentos construtivos de enunciados em que se materializa o discurso de divulgação pelo qual a UFS dirige-se ao público em geral com a intenção de difundir junto a esse público o conhecimento produzido pelas instâncias científicas da universidade.
Orientado pela concepção dialógica de linguagem extraível da articulação dos trabalhos de Medviédev, Volóchinov e Bakhtin (do chamado Círculo de Bakhtin) e interessado em explorar algumas das contribuições que uma abordagem da heterogeneidade constitutiva das práticas linguísticas pode oferecer, de um lado, à formação acadêmica dos estudantes de Letras e à sua atuação profissional e, de outro, a processos de letramento científico envolvendo membros da comunidade na região atendida pelo campus da UFS em Itabaiana/SE, o trabalho focaliza o discurso de divulgação científica da universidade investigando aspectos como: a) as mídias, os gêneros, as relações desses gêneros com os gêneros típicos da esfera acadêmica, bem como seus processos de hibridização; b) os mecanismos de formulação textual e de retextualização e o papel das relações entre o modo de enunciação oral e o modo de enunciação escrito na organização dos recursos lexicais, morfossintáticos e semânticos nesses enunciados; c) os modos pelos quais é apreendida ou manifestada nesses textos a questão da variação linguística; d) os modos como as relações de mútua determinação entre a oralidade e a escrita (apreendidas nesses textos/enunciados) contribuem para a compreensão dos processos de alfabetização e de letramento; e) os modos de manifestação da palavra alheia nesses enunciados.