PRÁTICAS DOCENTES COM ALUNOS SURDOS NO CENTRO DE ATENDIMENTO AO SURDO AMAPÁ | Autores: Nelcicleide Viana Dias Caridade () |
Resumo: Essa pesquisa foi elaborada ao constatar as dificuldades dos professores em ensinar a língua portuguesa para alunos com surdez, tornando-se indispensável desenvolver práticas de ensino de Libras e Língua Portuguesa na modalidade escrita de maneira contextualizada. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é investigar o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores que atuam com alunos com Surdez para o ensino da Língua Portuguesa com base nos conhecimentos teóricos e na aprendizagem a respeito da realidade; verificar a contribuição das práticas pedagógicas dos professores com alunos com surdez; refletir na educação dos surdos e contribuir na ressignificancia de práticas dos docentes que atuam com aluno com surdez. Tem fundamentação teórica em Lacerda e Lodi (2009) na valorização a Língua de Sinais como base para o ensino, o respeito, o conhecimento de suas estruturas e funcionamentos das línguas em prol de aplicabilidade e a realidade dos alunos com ambientes propícios e enriquecedores, segundo Silva (2010) e a necessidade de respeitar a competência linguística da pessoa surda para o ensino, como afere Skliar (1998). A metodologia utilizada será bibliográfica, conforme Gil (2009) e de campo, de acordo com Marconi e Lakatos (2003), por meio de técnica de observação e entrevista semiestruturada como verifica Guerra (2014). O lócus será o Centro de Atendimento ao Surdo – CAS e o foco são professores da rede Estadual. Os resultados ainda não são fidedignos por motivo a pesquisa ainda estar em andamento. Portanto, espera-se que com esse trabalho, em práticas, que os professores possam refletir em seus conhecimentos, em suas atividades e ressignifiquem seu fazer pedagógico quanto ao ensino da língua de instrução do país e não como disciplina isolada, mas sim como veiculo de comunicação em todos os componentes curriculares e nas esferas sociais, que o cidadão com surdez estiver.
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