Poster
| Práticas Multiletradas e o Haicai Brasileiro | Autores: Laureane Pereira de Sousa (IFB - Instituto Federal de Brasília) ; Ana Rita de Souza dos Santos (IFB - Instituto Federal de Brasília) |
Resumo: A era tecnológica traz consigo novas formas de interação social, abarcando a sociedade e principalmente crianças e jovens. Ante esse contexto, a cultura digital precisa ser incorporada às representações pedagógicas. As relações sociais também ocorrem no mundo virtual, não bastando apenas incentivar o uso de sites e redes sociais. O desafio é inovar o currículo e desenvolver um letramento crítico para atuar em uma cultura digital. As estratégias precisam se conectar à vida dos estudantes, para que dessa forma a leitura faça sentido para eles, diminuindo consequentemente a distância entre escola e realidade. Nessa perspectiva, advoga-se a favor de uma pedagogia dos multiletramentos, que inclui as três esferas: cognitiva, tecnológica e social. A ideia de multiletramentos, segundo Roxane Rojo (2013), surge a partir das novas tecnologias, com textos que abrangem cada vez mais os letramentos da letra, imagens e sons. O objetivo aqui é estimular o desenvolvimento dos multiletramentos na prática docente. Neste relato, apresenta-se uma sequência didática utilizando o Haicai brasileiro como forma de comunicação e expressão com vistas a inserir práticas docentes multiletradas e interdisciplinares. Essa proposta pedagógica visa a incentivar licenciados e licenciandos a aplicarem metodologias ativas em sala de aula, com o intuito da construção de uma prática de ensino-aprendizagem dialogada, que traga o contexto social para o ambiente escolar. Essa iniciativa é composta por três momentos: apresentação e contextualização do Haicai e da pedagogia dos multiletramentos; confecção das poesias; e por fim, elaboração de uma releitura dos Haicais, a partir da utilização de sketches, podcast, quadrinhos e charges. Como resultado principal, observa-se que os professores em formação, ao tomarem contato com a pedagogia dos multiletramentos, desenvolvem com mais facilidade propostas pedagógicas interdisciplinares. Além disso, os recursos tecnológicos passam a ser utilizados não apenas em uma perspectiva ferramental, mas sim contextualizados em uma cultura digital.
|
|