Poster
| O RITUAL DO ARGUIDÁ: MANIFESTAÇÃO CULTURAL NO RECÔNCAVO BAIANO | Autores: Fabiane de Jesus Caldas Brito (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) |
Resumo: Os cantos de trabalho, objeto de estudo da literatura oral, dentre a multiplicidade de culturas existentes na sociedade brasileira contemporânea, evidencia a necessidade de promover ações que ultrapassem o etnocentrismo sociocultural. Para tanto, este estudo busca discussões acerca do tratamento da literatura popular e oral em sala de aula, como aporte cultural de valores identitários, remanescentes da cultura afrodescendente e indígena presentes nos cantos de trabalho do Arguidá, manifestação cultural de grande expressividade incorporados à cultura valenciana e região, tendo como influência as particularidades regionais, sociais e econômicas, a partir da preservação da cultura local e manifestações culturais. Sendo assim, é através dessa manifestação cultural que toda a cultura desse povo perpetua-se entre as diversas gerações, sobrevivendo dentro da memória coletiva, fazendo parte, segundo Bhabha (2003), de um processo social de representações, de reprodução e de re-elaboração simbólica. Este trabalho de intervenção pedagógica será desenvolvido no Colégio Municipal Hildécio Antonio Meireles – Morro de São Paulo – Cairu, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. O objetivo é investigar de que forma a literatura oral, representada pelos cantos de trabalho do Arguidá, possibilitará o fazer literários destes alunos, observáveis nas produções de contos de tradição oral. A aplicação terá como suporte os cantos de trabalho, em seguida estudo etnográfico no Jequiriça, escuta de lendas, histórias, contos orais, roda de conversas com escritores da região e retextualização de contos para publicação em antologia local. Este estudo se baseia nos pressupostos teóricos de BAUMAN (2005); FERREIRA (2004); ORTIZ (2003); ZUMTHOR (2007, 1997, 1993). Espera-se que a partir da aplicação da proposta de intervenção, os alunos desenvolvam as habilidades essenciais de leitura do texto literário e escrita de contos de tradição oral.
|
|