A RETÓRICA E O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO
SOUKI, Jacqueline Diniz Oliveira
Escola Municipal Rafael José Alves
O objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo-piloto de atividades de produção textual escrita de diversos gêneros argumentativos escritos, baseado na Pedagogia Retórica, propondo uma abordagem diferente das usuais. Trata-se de uma pesquisa de Pós-Doutorado. Assim, foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, na Área de Concentração: Linguística do Texto e do Discurso, na Linha de Pesquisa: Textualidade e Textualização em Língua Portuguesa. Possuiu como pesquisadora supervisora a Professora Doutora Eliana Amarante de Mendonça Mendes. Tal proposta se desdobrou em pesquisas na ampla bibliografia sobre Retórica e Pedagogia Retórica, nas fontes primárias e em outros trabalhos da área que surgiram através dos séculos até a atualidade, contribuições dessa arte para o ensino da produção textual de gêneros textuais argumentativos. Ademais, pautou-se no desenvolvimento de um modelo-piloto de propostas de produção textual escrita, em língua portuguesa, dirigidas para alunos (as) do Ensino Fundamental, Médio e para Oficinas de Leitura e Produção de Texto em Cursos Superiores. Por fim, as atividades estão sendo aplicadas em vários níveis de ensino.
Palavras-chave: Argumentação, ensino, aprendizagem, retórica, produção textual.