Poster
| O ensino de Língua Portuguesa através de recursos lúdicos para alunos com dificuldades de aprendizagem | Autores: Monique Damasceno Cipriano (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) ; Giovanna Manfrinato Vicente Galelli (UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas) |
Resumo: O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o ensino de Português para alunos com defasagem no aprendizado em classes de 9º ano do EF. Tal experiência integra o Subprojeto Letras/Português, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID, da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. A partir das observações das aulas ministradas por professores de Português, em duas escolas publicas de Alfenas-MG, despertou-se interesse de desenvolver métodos que pudessem ajudar alunos com algum tipo de dificuldade na leitura e escrita, a fim de estimular um ensino seja adequado à superação dessas dificuldades. A experiência realizada constata que grande parte da dificuldade é internalizada pelos próprios alunos. A proposta deste trabalho é, portanto, demonstrar como certas atividades lúdicas e um acompanhamento adequado podem estimular os estudantes a se sentirem capazes de superar as defasagens e consolidar habilidades, sem subestimar os alunos. Como suporte teórico tomamos Almeida (2009) que trata do lúdico na aprendizagem, Carvalho (2013) que explica as habilidades de leitura e as formas de ensinar e avaliar a competência, Lima (1994) que aborda a avaliação nas escolas e apresenta uma proposta para avaliar cada aluno de acordo com seu rendimento individual, Soares (2011) que fala sobre o letramento, e Smith (1971) que aborda o aprendizado da leitura. Portanto, busca-se aqui, uma análise da leitura e da escrita, para que sejam elaboradas propostas pedagógicas lúdicas que visem aprimorar as habilidades mais adequadas a cada aluno. Esperamos também colaborar, mesmo que minimamente, com os estudos no campo da Avaliação e da Linguística Aplicada.
Agência de fomento: Capes |
|