Poster
| Elaboração de relatórios técnicos em uma experiência de aprendizagem baseada em projetos para cursos de engenharia. | Autores: Rodrigo de Paiva Cirilo (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) |
Resumo: No segundo semestre do ano de 2018, os estudantes do primeiro período dos cursos de engenharia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) – têm como uma de suas tarefas a elaboração de relatórios que venham a subsidiar as atividades para a construção de um artefato tecnológico, a partir de uma abordagem baseada em projetos (Dym et al., 2010) a ser trabalhada em uma perspectiva interdisciplinar calcados nos apontamentos de Pombo (2005). Nosso objetivo é fazer o relato de uma experiência interdisciplinar entre as disciplinas de Tópicos de Engenharia Elétrica 1 e Português 1, visando oportunizar a utilização dos gêneros textuais resumo e resenha como parte integrante das tarefas de projeto. Para tal, foram realizadas reuniões entre os professores das duas disciplinas, para que fossem encontradas as melhores opções entre os gêneros textuais que viessem a coadunar com as fases pertencentes a construção dos projetos. A culminância das discussões resultou em um conjunto de ações a serem propostas para as equipes, onde inicialmente os estudantes seriam levados a criar um logotipo e um slogan para cada um dos grupos participantes. A estrutura do relatório de projeto teve como inspiração o formato de projetos de pesquisa, recebendo uma introdução clássica com a inserção de um breve contexto, justificativas e a questão de projeto. Para o desenvovimento da fundamentação teórica do relatório, propôs-se a utilização de resumos para a apreensão de conteúdos científicos e matemáticos, o emprego de resenhas para a interlocução crítica de propostas tecnológicas. A metodologia do documento coube a tarefa de aglutinar aspectos construtivos e os resultados dos testes realizados. Ao final dos trabalhos de projeto, os estudantes deverão construir um vídeo, no intuito de explanar as propriedade do produto construído e estimulando o desenvolvimento da oralidade.
|
|