A PRÁTICA DOCENTE E A FORMAÇÃO DE LEITORES: ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Autores: Alba Helena Fernandes Caldas (FEPI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ ) |
Resumo: Entre os educadores mais progressistas, é consenso a ideia da necessidade de uma aprendizagem significativa, concepção que entende que a aula deve partir da problemática social e colocar em pauta os contextos dos envolvidos, contrapondo-se ao ensino fragmentado que ainda ocorre em nosso sistema educacional, regido pelas rupturas no tratamento das disciplinas. Nesse sentido, realizam-se reflexões e pesquisas diversas em relação às propostas didáticas, pautadas nos chamados métodos de projetos ou pedagogia de projetos que repensam as divisões do conhecimento. Essas propostas encontram reforços com o advento e possibilidade de uso de ferramentas tecnológicas. Por outro lado, ainda é preciso discutir sobre o currículo sobre a postura pedagógica na atuação docente, a fim de que teoria e prática articulem-se de maneira coerente no desenvolvimento das aulas. Neste trabalho, com pesquisa em andamento realiza-se a descrição e a reflexão acerca de atividades de leitura, a partir do levantamento descritivo das propostas em instrumentos de orientação didática: BNCC, PCN e Livros Didáticos enviados as escolas públicas, com análise realizada na perspectiva do desenvolvimento de atividades sociointeracionistas. Constitui objetivo geral de nosso trabalho contribuir com a discussão acerca da prática docente no trabalho com a leitura em aula de Língua Portuguesa e como objetivo específico propomo-nos a discutir formas de tratamento didático em relação ao desenvolvimento de leitura, visando à formação de um leitor crítico e reflexivo. Assim, a pesquisa apresentada define-se por sua abordagem qualitativa e tem caráter descritivo. Para o estudo teórico nos apoiamos nos aportes da Linguística Textual.
|
|